Foi lançado para este mês de dezembro: o jogo Mônica e a Guarda dos Coelhos’, uma parceria de Mauricio de Souza Produções com a do estúdio Mad Mimic. Quem acha que essa seja mais uma produção de jogos no Brasil numa tentativa desesperada por sucesso, está completamente errado. Jogos brasileiros já fazem sucesso.

Nos últimos três anos, mais de dezena de jogos criados e desenvolvidos aqui estão fazendo sucesso no exterior. Com um alto nível de produção que não existia tempos atrás em consoles como PlayStation 4 e Xbox One. Esses jogos estão sendo destaque em publicações estrangeiras e até receberam prêmios em grandes eventos internacionais.

Selecionei 10 desses jogos brasileiros que valem a pena você conhecer. Quem sabe ajude a você a acabar com sua síndrome de vira-lata. Confira abaixo:

1. Celeste (Plataforma)

PS4, Xbox One, Switch, Steam

Celeste é um jogo plataforma estilo 16 bits feito á mão, pelo estúdio paulista Mini Boss em parceria com a Matt Makes Games. É um jogo com mais de 700 fases de desafios hardcore, que certamente fará você morrer varias vezes até conseguir completar todas as fases. A história é sobre você ajudar Madeline a sobreviver do seus demônios interiores em sua jornada até o topo da Montanha Celeste.

Celeste foi primeiro ganhador de dois prêmios no The Game Awards 2018: o “Prêmio de Melhor jogo Indie”, e “Prêmio de Jogo de Impacto”.

2. Horizon Chase Turbo (Corrida)

PS4, Xbox One, Switch, Steam, Android, iOS

Horizon Chase Turbo é feito pelo estúdio gaúcho Aquiris. Horizon Chase, traz uma abordagem moderna aos clássicos jogos de corrida dos anos 80 e 90. A adrenalina se mescla com forte nostalgia, invocada pela música de Barry Leitch, compositor do jogo, que foi responsável por trilhas de Top Gear, Rush 2, entre outros. Divida sua tela com até 3 amigos, dispute pelo Ghost Mode que é contra os melhores tempos feitos por amigos e outros jogadores ou explore mais de 100 pistas ao redor do mundo

Horizon Chase Turbo, já foi escolhido como “jogo do ano” pela Apple. E agora se encontra no PlayStation 4.

3. Dandara (Metroidvania)

PS4, Xbox One, Switch, Steam, Android, iOS

Dandara é feita pela mineira Long Hat House e publicado por Raw Fury. O jogo contém belos gráficos e uma ampla gama de ataques fazem valer a curva de aprendizado. A história é sobre Dandara, uma heroína nascida no Berço da Criação, no mundo de Sal — um lugar outrora pacífico, como um sonho, que agora está destruído pela opressão. Sob ameaça do Exército de Eldar. Dandara foi inspirada em Dandara dos Palmares, a heroína afro-brasileira do século 17 que lutou para salvar seu povo da opressão no Quilombo dos Palmares,

Dandara, recebeu reconhecimento internacional da revista TIME. O jogo Dandara aparece com títulos como God of War e Red Dead Redemption na lista dos 10 melhores jogos de 2018, na opinião da TIME.

4. No Heroes Here (Plataforma)

PS4, Xbox One, Switch

Feito pelo estúdio paulista Mad Mimic. No Heroes Here é um jogo co-op frenético para 1-4 jogadores. Junte o seus amigos e fiquem firmes. Defenda o castelo com seus amigos contra hordas de inimigos. Craft, mais craft, crie um pouco mais e carregue o seu canhão e FOGO! Coordenação e cooperação serão suas chaves para o sucesso.

5. TowerFall Ascension (Ação)

PS4, Xbox One, Switch, Steam

TowerFall Ascension, também é feito pelo estúdio paulista Mini Boss. TowerFall é um jogo multiplayer para 1-4 jogadores de combate nobre e brutal de arco-e-flecha. As mecânicas principais são simples e acessíveis, difícil de serem dominadas, mas o combate é rápido e feroz. Você pode saquear baús de tesouros para pegar “power ups” que mudam o jogo, dominar a arte de pegar flechas no ar, ou humilhar seus inimigos pisando em suas cabeças. O foco está no domínio do jogador e na rivalidade amigável.

6. Until Dead (Estratégia)

Android, iOS

Desenvolvido pelo estúdio mato-grossense Monomyto. Unti Dead pega emprestado a mecânica dos gêneros de estratégia por turnos, como Mario + Rabbids e X-COM e adiciona o clima sombrio de um mundo pós-apocalíptico. No jogo, você controla Jonh Mur, um detetive aventureiro que precisa sobreviver em mundo caótico usando suas próprias habilidades. No lugar do protagonista, você precisa encontrar pistas e respostas que ajudem resolver todo o mistério, enquanto busca sobreviver.

Dead é primeiro jogo brasileiro a ganhar um prêmio de melhor jogo mobile no Indie Prize de Seattle em 2017.

7. Sword Legacy: Omen (RPG)

Steam, PC

O jogo foi feito pela Firecast Studio em parceria com o Fableware Narrative Design, ambos do Rio de Janeiro, e tem como distribuidora a Team17. Sword Legacy: Omen é um RPG tático que conta a história da Inglaterra antes da lenda do rei Arthur, em um mundo cheio de violência e batalhas brutais.

Sword Legacy ganhou o prêmio de melhor narrativa do SBGames em 2017.

8. Ninjin: Clash of Carrots (Aventura)

PS4, Xbox One, Switch, Steam

Clash of Carrots é produzido pelo estúdio independente paulista Pocket Trap. O jogo traz o coelho Ninjin ou a raposa ninja Akai para “derrotar o maligno Xogum Moe e recuperar as cenouras que ele roubou”. O jogo também permitirá uma variedade de customização, com mais de 150 armas e itens.

9. Mônica e a Guarda dos Coelhos (Ação)

PS4, Xbox One, Switch, Steam

Monica e a Guarda dos Coelhos é novíssimo jogo da paulista Mad Mimic. É um jogo estilo No Horeos Here co-op para até 4 jogadores, com foco em trabalho em equipe e cooperação. Jogue como um dos (vários) heróis da Turma da Mônica, todos com um papel diferente na hora de ajudar a defender os castelos contra a horda inimiga!

10. Looney Tunes: World of Mayhem (RPG)

PS4, Xbox One, Switch

Turma do Pernalonga, é novo projeto do mesmo criador de Horizon Chase, Aquiris. No jogo, o jogador terá a tarefa de reconstruir o mundo da turma do Pernalonga, roubado pelo alienígena Marvin. Para isso, será necessário entrar em batalhas contra outras pessoas, pela internet. Além disso, vai ser possível colecionar os personagens da marca desde a década de 1940, em diferentes versões, como o Pernalonga Valquíria ou o Patolino da ficção científica. O jogo gaúcho em parceria com a Warner, está previsto para ser lançado dia 13 de dezembro.


Então, qual é seu jogo brasileiro favorito? Dê sua opinião no fórum abaixo.

Categorias: Video Game

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *